
Rogério Ueta
O que é Polimento Automotivo?

O polimento automotivo é o procedimento de finalização e acabamento da estética automotiva, que visa ativar ou reativar o brilho do veículo, além de eliminar imperfeições causadas pela pintura, como acúmulos de matérias no processo.
Quando fazer o polimento automotivo
Normalmente quando os carros saem da pintura, é necessário fazer o polimento para, para corrigir imperfeições como escorrimento na hora de aplicar o verniz, e igualar a pintura (corrigir a “casca de laranja”).
Outra situação seria quando o carro faz um retoque de pintura, o polimento entraria para igualar o brilho do carro com emenda feita pela pintura.
Polimento para recuperar a pintura
O polimento também pode ser feito para realçar o brilho do carro, para remover micro riscos e riscos superficiais que não danificaram a pintura.
Caso a aplicação de cristalização ou vitrificação tenha sido feita no veículo, no momento de renovar a aplicação do produto, o polimento pode ser utilizado sutilmente antes da nova aplicação.
Cuidados a serem tomados
O verniz é aplicado após a tinta, no processo de pintura. Sua função é proteger a pintura e dar brilho.
Quando o verniz sai totalmente, a pintura corre o risco de ficar queimada ou danificada, podendo sofrer riscos que não poderiam ser corrigidos com o polimento.
Pintura queimada
Neste caso, não é recomendado o polimento, pois há a necessidade de retrabalhar a pintura primeiro.
O ideal e que seja feito um trabalho de pintura e aplicação de verniz, para que o polimento alcance o resultado desejado.
Além disso, é sempre importante verificar qual seria a necessidade do veículo.
O polimento técnico serve justamente para isso, avaliar a melhor maneira para remover os riscos superficiais e micro riscos, sem danificar a pintura e alcançando o melhor resultado possível.
polimento técnico com boina de lustro
Tipos de acabamento
Após o polimento no carro, o finalizador comum mais utilizado é a cera automotiva. Mas há produtos que permitem uma sobrevida ao polimento, além da proporcionar um melhor acabamento. Os tipos de acabamentos são:
Cera comum: Tem uma proteção média de 30 dias contra situações climática.
Aplicando cera automotiva
Cristalização: Tem uma proteção média de 6 meses contra situações climáticas. Sua composição contem carnaúba, um material que tem um melhor resultado do que os produtos comuns.
Vitrificação: Tem uma proteção média de 1 a 3 anos, dependendo do produto utilizado, além de proteger contra micro riscos e situações climáticas. O produto cria uma película protetora, semelhante a película de smartphones, o que proporciona uma proteção superior e um brilho diferenciado.
Fonte: Mix Auto